DIY

Como tingir linhos naturalmente com comida

postado por Geiza Pawilak 5 de abril de 2017 2 Comentários
como tingir tecidos naturalmente

COMO TINGIR LINHOS NATURALMENTE COM COMIDA

Geralmente quando procuramos pano de prato ou guardanapo, nunca conseguimos encontrar cores neutras. As cores são sempre muito fortes, estampadas ou simplesmente brancas. Por isso, decidi criar minhas próprias cores. E isso realmente foi muito divertido de fazer.

Os alimentos servem como fonte de energia para nosso organismo, mas também podemos utiliza-los para outras finalidades, como por exemplo, tingir tecidos. Com essa técnica podemos utilizar muitos alimentos, como no caso a cebola, que após ser utilizada na cozinha,  você pode guardar suas cascas para tingimento.

Eu fiquei tão feliz com o resultado, que já estou pensando em muitos outros alimentos. Alguns exemplos são: casca de abacate, repolho roxo, feijão preto, amora e por aí vai.

Dicas:

Quanto maior a quantidade do alimento, mais intensa será a cor do tecido.

Em um dos tingimentos, eu utilizei açafrão da terra em pó, e caso queira utiliza-lo também, será necessário coa-lo antes de colocar o tecido, pois podem ficar algumas partículas do pó que poderão manchar o linho. Eu queria ter feito de açafrão fresco, mas não encontrei. Acredito que manche menos e a cor fique mais intensa e bonita.

Certifique-se de que todo o tecido esteja imerso na mistura do tingimento, para que não tenha diferença de tonalidade por todo o tecido.

Outra técnica para evitar que o tecido manche é secá-los em uma superfície plana.

Gostou da dica? Então fica ligado no blog, que aqui você encontra várias dicas como essa.

DSC_1275

Secando….

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de açafrão em pó.
  • Casca de 3 cebolas (roxa)
  • Casca de 3 cebolas (branca)
  • 2 xícaras de capim limão picado
  • 9 xícaras  de água para cada ingrediente escolhido

Modo de preparo:

  1. Depois de escolhida sua cor preferida, encha a panela com 9 copos de água e  acrescente o ingrediente.
  2. Leve ao fogo e deixe ferver por 1 hora, misturando de vez em quando. Desligue o fogo e cubra  com uma tampa. Deixe descansar por 10 minutos.
  3. Em seguida, mergulhe o linho na mistura e deixe por 1 minuto.
  4. Retire o tecido e torça. Deixe secar ao ar livre.
  5. Depois de seco é só passar e prontinho. Você terá lindos tecidos para decorar sua casa.

Você também deve gostar

2 Comentários

Fernanda Amorim 17 de fevereiro de 2019 às 10:35

Olá, adorei a dica sobre tingimento de tecido natural!! Tenho uma pergunta, comprei um vestido para uma formatura, ele é de linho, lindo, mas é branco! Quero muito reaproveitar para casamentos que tenho esse ano, e branco não dá! Esses tecidos que vc usou foi linho? Levei em um lugar que tinge e me disseram que encolhe, fiquei apreensiva!! Espero que possa me responder, pq foi o site que melhor esclareceu essas questões de tingimento! Muito, muito obrigada!

Responder
Geiza Pawilak 19 de fevereiro de 2019 às 18:00

Olá Fernanda! Fico feliz que tenha gostado da dica. Sim, é linho mesmo. Esse tipo de tecido costuma encolher um pouquinho, principalmente se for lavado ou tingido em alta temperatura. Portanto, sugiro que tome bastante cuidado e conheça bem a técnica que vai ser usada.

Depois me conta tudo, boa sorte!

Bjss e até

Responder

Deixe um Comentário