DIYMassasReceitas

Massa fresca de macarrão

postado por Geiza Pawilak 9 de agosto de 2016 0 comentários
massa caseira de macarrão

Fiz essa receita de massa fresca pra fugir um pouco dos produtos prontos. Muitas vezes, com a correria do dia a dia e até mesmo pela praticidade dos alimentos industrializados, acabamos fazendo uma refeição onde levamos para nossa mesa produtos ricos em sódio, conservantes, estabilizantes, corantes, etc.

Se você nunca experimentou uma massa fresquinha feita na hora, garanto que irá se surpreender com o sabor leve e gostoso que ela pode ter.

Para deixar ainda mais saudável a receita, utilizei ovos orgânicos, a diferença dele para um ovo de granja normalmente comercializado, é que as galinhas que produzem esse tipo de ovo devem receber uma alimentação 100% orgânica, isso quer dizer que essa alimentação deve ser isenta de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Além disso, as galinhas produtoras não podem receber qualquer tipo de antibióticos ou medicamentos e não podem estar confinadas em gaiolas. Além do bem estar do animal, ainda ganhamos um ovo livre de resíduos químicos.


Ingredientes: (para duas pessoas)

  • 200g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
  • 2 ovos orgânicos 
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

  1. Peneire a farinha e o sal juntos e faça um sulco no centro. Deite os ovos e o azeite no sulco e, com os dedos de uma mão, incorpore gradualmente a farinha no líquido.
  2. Amasse a massa no balcão, ligeiramente esfarinhado, até ficar completamente macia. Embrulhe em um papel filme e deixe repousar por uma hora, devendo ficar, assim, mais elástica.
  3. Após a massa ter repousado, pode ser estendida à mão ou com uma máquina para massas.
  4. Divida a massa em 4 ou 5 partes.
  5. Para estender à mão, polvilhe ligeiramente a superfície de trabalho com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo, sempre estendendo de si para fora. Quando a massa estiver com a espessura de 3 mm, corte-a em fitas com uma faca.
  6. Se for usar a máquina, seu trabalho será muito mais fácil e rápido. Comece passando pela posição mais larga e depois vá fechando os rolos até atingir a espessura desejada. Sempre polvilhando.
  7. Corte conforme formato desejado.

Bom apetite!!!

Você também deve gostar

Deixe um Comentário